A resposta é curta e direta: não!
É claro que você não precisa se estressar para ter uma festa do jeito que você sempre sonhou, e a chave para isso entra dentro de quatro fatores principais: planejar, rodear-se de pessoas engajadas, delegar tarefas e confiar no processo.
Planejar
É muito comum pessoas associarem a etapa do planejamento com estresse e cansaço, como se o planejar incluisse pensar em absolutamente todos os detalhes para a realização do casamento, mas as coisas não precisam ser bem assim.
Em essência, quando pensamos em planejamento, estamos nos referindo a planejar e definir etapas e processos, mas lembre-se, quando pensamos em etapas e processos envolvidos para a execução de um casamento, não estamos falando do passo a passo literal, ou seja, não se deveria querer pensar em todas as flores, tonalidades de guardanapos, músicas que irão ser tocadas pelo dj ou quantidades de papel higiênico necessários...quando pensamos em planejamento estamos falando sobre planejar e elencar quem serão as pessoas e fornecedores que irão ser escolhidos para acompanhar as noivas durante todo o processo, o que nos leva diretamente para o segundo tópico para realizar um casamento livre de estresse.
Rodear-se de Pessoas Engajadas e que Gerem Conexão
Não é novidade para ninguém que a chave para um casamento de sucesso e livre de estresse está totalmente vinculado à quem serão as pessoas e fornecedores que estarão acompanhando os noivos durante a organização do casamento.
É importante que entendam que a escolha de cada fornecedor importará e fará a diferença no resultado final.
Não é incomum que noivas costumem inverter a ordem de prioridades na hora de definir os fornecedores do casamento e usem como critério principal a fama ou o valor cobrado, mas será mesmo que esses deveriam ser os primeiros critérios para uma decisão tão importante? Do que adiantará contratar por exemplo o decorador "do momento" ou o fotografo que cobre mais barato e não ter um profissional que esteja verdadeiramente engajado e conectado com a causa?
Com certeza rodear-se de pessoas que estejam verdadeiramente engajadas e conectadas com o casal é um dos principais pontos que garantem o sucesso do casamento.
Delegar Tarefas
Noivas precisam se conformar que não vão dar conta de tudo e que entendendo isso elas precisarão aprender a delegar tarefas. Por isso a importância de rodear-se de pessoas engajadas e conectadas, na medida em que noivas tem ao seu redor pessoas em que conseguem e podem confiar, o ato de delegar tarefas torna-se menos sofrido.
O que muitas noivas e noivos esquecem, é que delegar tarefas não precisará servir apenas para fornecedores contratados, mas sim, para familiares e padrinhos também. Muitas pequenas funções que são desgastantes surgirão durante a organização de um casamento e familiares e padrinhos poderão sim ser envolvidos nesses momentos.
Confiar no Processo
Por último mas não menos importante entra o tópico que talvez seja o mais difícil para noivas e noivos: confiar no processo.
É importante que entenda-se que as coisas não irão sair 100% do jeito planejado, e "tá tudo bem"!
São necessárias em média mil pessoas envolvidas indiretamente para a execução de uma festa de casamento, e no dia em que as noivas entenderem que será humanamente impossível controlar cada passo de cada uma dessas mil pessoas, o estresse irá reduzir. Imprevistos irão acontecer e ao escolher os fornecedores capacitados para o grande dia, os danos irão ser reduzidos e minimizados a ponto das noivas talvez nem perceberem durante a festa de casamento.
A confiança no processo será a chave para um casamento livre de estresse.
Reflexão: o que fará os seus convidados felizes é a sua felicidade legítima durante a sua festa de casamento. Do que adiantará você se tornar uma noiva estressada em busca de controle e perfeição e no dia não estar verdadeiramente feliz?
Esteja rodeada de pessoas engajadas e confie no processo, tudo vai dar certo!